domingo, 18 de outubro de 2009

"Null Tag"


Para mim ter um blogue é como quem tem uma relação muito difícil. Às vezes é preciso dar um tempo para ver se as coisas podem continuar. Foi o caso, o Verão deu lugar ao Outono (?) e as férias deram lugar novamente ao trabalho. O regresso ao Porto, às Belas Artes e aos meus velhos amigos que não trocava por nada. Foi preciso reencontrar o diário gráfico, estou de volta.

terça-feira, 7 de julho de 2009

O Smart



Quando uma pessoa pára por algum tempo a prática do desenho, retomá-la custa um pouco, parece que nada daquilo que fazemos nos agrada, a mão já não está tão oleada e os traços saem vagarosamente. Pelo menos trata-se do meu caso. Este desenho é já de algum tempo, os carros nunca foram os meus alvos favoritos mas tenho de admitir que começo a sentir vontade de os registar. A primeira experiência séria foi este Smart estacionado à frente das Belas Artes. Enquanto esperava o autocarro tive um par de minutos.

terça-feira, 16 de junho de 2009

História IV

Já acabaram as aulas mas ficam sempre os desenhos. Este foi de Abril quando inaugurei um novo caderno. Já não pego no caderno hà algum tempo pois as últimas semanas foram as de um semestre longo que culminou em trabalhos para aqui, trabalhos para acolá. Quero verdadeiramente as férias e voltar a pegar no caderno para os momentos zen de que tanto sinto falta. O desenho é uma coisa maravilhosa.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Museu Militar do Porto


Estas duas páginas já foram feitas há algum tempo mas como não tenho material novo disponível e digitalizado vou postando algum mais antigo que por aqui ainda não passou. A passagem pelo Museu Militar já andava para ter sido à mais tempo e finalmente fui lá dar uma vista de olhos. Encontra-se no Largo Soares dos Reis ao lado do Cemitério do Prado do Repouso. Trata-se de um lugar por si só histórico: mandado construir por uma solteira rica em finais do século XIX, o palacete albergou desde freiras fugidas à Guerra Civil Espanhola até à sede da PIDE no Porto, período em que o sitio ganhou um carácter sombrio. As peças expostas demonstram a evolução da História militar e o seu involvimento com a cidade do Porto. e o país. Fixei-me numa peça rara de se ver cá em Portugal num museu da área, trata-se de uma bizarra e futurista (para a época) pistola MauserC9 M19 de fabrico alemão do inicio do século XX com o coice em madeira (segunda página). A baioneta que se encontra ao lado desta pertencia a uma arma modificada por cá: a espingarda Mauser "Vergueiro". Embora a confusão desnecessária inicial em que a encarregada do momento no museu não me deixou propriamente desenhar à minha vontade (por não saber o que fazer perante tal pedido como me tentou fazer intender), eu achei que seria um crime não puxar do caderno perante tal acervo que outrora foi usado de forma muito mais grave e letal do que propriamente o meu "arsenal" de canetas.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ferreirós do Dão




Ferreirós do Dão é uma das freguesias do concelho de Tondela ( que por sua vez é um dos concelhos do distrito de Viseu de onde sou natural) e um recanto de grande beleza natural. Por essas bandas também se encontra uma anta do Neolítico: A Arquinha da Moura, um local fascinante no meio de um cenário campestre que merece uma visita.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Estancia Termal da Curia 1


Eis um dos quiosques que se encontra na bela Estancia Termal da Curia. Queríamos dar uma volta de gaivota pelas águas mas no 1 de Maio estava tudo a meio gás. Outra bela surpresa que tive foi o renovado e colossal Grande Hotel da Curia que volta a brilhar como nos velhos tempos. Não tive tempo de parar para o poder desenhar como tanto queria, fica para a próxima.

sábado, 9 de maio de 2009

"Re-produzir: Desenho Científico"
























Já la vão quase duas semanas mas só agora tive tempo para postar sobre o assunto. No fim do mês de Abril realizou-se na Faculdade de Belas Artes do Porto um Workshop de Ilustração Cientifica, no qual participei, que contou com a presença do ilustrador cientifico e mentor desta àrea em Portugal: Pedro Salgado.
Foram três dias de trabalho muito reveladores, estava bastante interessado na vertente dos cadernos de campo ( passei os meus olhos vezes sem conta pelos belos cadernos do Pedro Salgado que estavam à nossa disposição para vermos entre outras coisas). A possibilidade de pormos em prática tácticas relacionadas com o "Field Scketching" de natureza mais cientifica, observadora e detalhada com os jardins da faculdade ,onde já passei e passo centenas de vezes ,como cenário foi uma bela expêriencia.
O objectivo final destas secções seria , apartir da informção registada nos cadernos de campo, a subversão da própria ideia Ilustração Cientifica que obedece a critérios rigorosos e a toda uma série de códigos a favor de uma coisa mais à maneira de cada um. Eu criei um insecto e baptizei-o, no espirito desportivo e descontraído da coisa, de Calgonitus ( uma alusão ao detergente Calgonit tão bem conhecido de todos).
O culminar do workshop resultou em gravuras feitas com chapa de cobre (uma por participante) que irão constar numa edição limitada para posterior comercialização.

sábado, 25 de abril de 2009

Igreja de S. Francisco

Este foi feito no dia do Sketchcrawl. Um dos únicos edifícios góticos num Porto de predominância Barroca.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mais vale tarde que nunca.


O 22º Sketchcrawl foi à coisa de dez dias mas só agora é que pude começar a postar de novo. Estava uma tarde solarenga na Praça da Ribeira no Porto, os participantes iam aparecendo. Este foi o primeiro desenho. Depois o meu bom amigo Vítor chegou mais tarde mas ainda a tempo de fazer uns belos desenhos. E fomos dos últimos a ficar a desenhar até que a necessidade de um convidativo lanche veio ao de cima.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Passeio no Campo



Este data de Fevereiro enquanto passeava e contemplava os (como escrevi na altura no canto) encantos da ruralidade por terras Beirãs.
Em breve os resultados do 22º Sketchcrawl na Ribeira do Porto. Uma tarde bem passada.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Praça dos Poveiros

Sempre que passo ali (o caminho mais rápido de S. Lázaro para a Rua de Paços Manuel e de Sta Catarina) não deixo de reparar na desordenada mas ao mesmo tempo curiosa forma como as janelas estão distribuídas nesta casa na Praça dos Poveiros .

quarta-feira, 25 de março de 2009

Trânsito em S. Lázaro




Para ser sincero não são particularmente das coisas que mais me aliciam quando abro páginas em branco do caderno, contudo...

domingo, 22 de março de 2009

Momentos "Vale Doce"













Mais dia menos dia ia acabar a falar do "Vale Doce" e para aqueles que por aqui passarem deixo claro que não se trata de publicitar o sitio em questão, trata-se da mística que foi adquirindo com o passar do tempo. Falarei da parte do desenho. O café fica a uns curtos passos das Belas Artes e desde que eu estou a residir pelo Porto que o lugar se tornou o sitio para todo o tipo de tertúlias entre amigos, entre as quais: tertúlias de desenho! É curiouso como muitas das vezes as palavras das conversas animadas dão rapidamente lugar aos caderninhos. Já fiquei contente que o Vitor (o sujeito que aparece no terceiro registo a contar de cima para baixo) tenha arranjado um que anda agora sempre com ele para todo o lado. Ambos desenhamos compulsivamente, ele há mais tempo que eu, e temos grande necessidade de andar sempre a debitar linhas onde quer que nos encontremos.

sábado, 21 de março de 2009

Novo espaço, os desenhos do costume











As aulas de Estética II deste semestre mudaram-se para o auditório mais pequeno que a faculdade tem. Embora sem o encanto do anfiteatro da Aula Magna, o novo espaço trouxe novas decisões a serem tomadas no caderno o que é sempre do meu agrado, quando nos acomodamos é péssimo. A Daniela (as duas páginas do meio) foi "apanhada" quatro vezes na minha intenção de registos diferentes.
Não o consigo evitar, as aulas teóricas são um terreno de eleição e duas horas são sempre duas horas! O que vale é que nunca sou o único de caderninho a desenhar e o contrário francamente seria bizarro!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Bic Versus Pilot?


Sinceramente dão-se bem melhor juntas.

terça-feira, 17 de março de 2009

Aula Magna 2

Nas aulas de Estética I do semestre passado. Ficam os desenhos...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Aula Magna



Sem dúvida que a Aula Magna da Faculdade é um espaço privilegiado para a prática do desenho em caderninhos pois existem dezenas de potenciais modelos do momento. Infelizmente não tenho aulas lá este semestre e já começo a ter saudades do anfiteatro. Este desenho em particular anúnciou a "Era Bic" na minha vida. Nunca me apercebi do enorme potêncial da mitica caneta bic e ainda hoje não percebo como é que ela passou despercebida do meu trabalho até à uns meses.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Figura Paterna



De volta de terras africanas, este registo data do Natal quando as férias trouxeram de novo o pai de família ao incontornável lar. No conforto do sofá lá o consegui apanhar mais quieto o que vai contra a irrequieta personalidade que o caracteriza.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sé de Viseu



Dois momentos distintos, dois registos diferentes de um dos meus edifícios preferidos de Viseu: a Sé Catedral. Quis contrapor o estilo Românico de uma das duas robustas torres e o estilo Maneirista da sua fachada. Este último foi feito em autentico contra relógio pois apenas tive uns minutos de claridade no fim de uma bela tarde de sol dedicada toda ela ao desenho.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Casa de Santana



Finalmente consegui reunir o tempo... Trata-se da Casa de Santana, um solar barroco no centro de Tondela, a antiga biblioteca da cidade. Após meses de uma restauração (em parte) pendente, finalmente retiraram os plásticos. Desenhei a sua fachada principal por duas ocasiões sendo as páginas do topo de um outro caderninho (o meu último). É uma prática recorrente minha, muitas vezes passo pelo mesmo edifício de tempos em tempos e gosto de registá-lo outra vez. Agora de férias semestrais finalmente arranjei tempo para reorganizar algum material para mostrar por estas bandas.