terça-feira, 9 de junho de 2009

Museu Militar do Porto


Estas duas páginas já foram feitas há algum tempo mas como não tenho material novo disponível e digitalizado vou postando algum mais antigo que por aqui ainda não passou. A passagem pelo Museu Militar já andava para ter sido à mais tempo e finalmente fui lá dar uma vista de olhos. Encontra-se no Largo Soares dos Reis ao lado do Cemitério do Prado do Repouso. Trata-se de um lugar por si só histórico: mandado construir por uma solteira rica em finais do século XIX, o palacete albergou desde freiras fugidas à Guerra Civil Espanhola até à sede da PIDE no Porto, período em que o sitio ganhou um carácter sombrio. As peças expostas demonstram a evolução da História militar e o seu involvimento com a cidade do Porto. e o país. Fixei-me numa peça rara de se ver cá em Portugal num museu da área, trata-se de uma bizarra e futurista (para a época) pistola MauserC9 M19 de fabrico alemão do inicio do século XX com o coice em madeira (segunda página). A baioneta que se encontra ao lado desta pertencia a uma arma modificada por cá: a espingarda Mauser "Vergueiro". Embora a confusão desnecessária inicial em que a encarregada do momento no museu não me deixou propriamente desenhar à minha vontade (por não saber o que fazer perante tal pedido como me tentou fazer intender), eu achei que seria um crime não puxar do caderno perante tal acervo que outrora foi usado de forma muito mais grave e letal do que propriamente o meu "arsenal" de canetas.

2 comentários:

Maria CR disse...

Fizeste bem. Afinal, onde está a liberdade, e a cultura...Enfim...museu e falta de formação...e logo ao pé das Belas Artes. Quem diria?...

Anónimo disse...

a solteira rica chamava-se D. Maria Coimbra.